Nos dias atuais, o modelo de partnership vem ganhando espaço no mundo dos negócios na era da “nova economia” e o padrão hierárquico piramidal já não é mais o único disponível e nem o mais procurado.
O partnership é baseado em um modelo de “promoção” de colaboradores à posição de sócios da empresa (opção de compra de quotas/ações), desde que cumpram determinados requisitos específicos e consigam entregar resultados pré-definidos. Trata-se, assim, de um modelo de recompensa e incentivo de longo prazo mas além disso, o programa de partnership funciona como um mecanismo de retenção de talentos na empresa.
Assim, o principal objetivo é estimular funcionários a buscarem resultados para a companhia, a fim de estarem aptos a serem sócios num futuro próximo e, consequentemente, terem parte desse sucesso da empresa pago em percentual societário (equity).
Por ser um modelo de rompimento com os modelos mais tradicionais do mercado, um programa de partnership tem, como qualquer outro, pontos que merecem atenção, pela sua complexidade.
Por isso, é indispensável que o empresário que queira estruturar um programa de Partnership eficiente e seguro busque assessoria jurídica especializada, que conheça e entenda o funcionamento deste modelo, de forma a alinhar a expectativa das pessoas envolvidas, proporcionando segurança aos sócios, aos colaboradores e, principalmente, à empresa.
Gabriela Benine Salício – Advogada
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